22
Jan 12

O  Núcelo de Estudos do Centro-Oeste – NECO -  foi criado em 1987, sob a coordenação da Professora Adalgisa M. V. Rosário, com objetivo geral de estudar e “pensar o Centro-Oeste em sua totalidade, com profundas relaçoões de interdependência com a totalidade maior que é a sociedade brasileira”. E, mais especificamente, contribuir para que a Universidade de Brasília -  UnB -  dê “resposta à sociedade na qual se encontra”, oferencendo-lhe estudos que possam manter programas permanentes de ensino, pesquisa e extensão, voltados para o ensino de 1o, 2o e 3o graus.

 Após 1991, pesquisadores incorporados ao NECO, através de perspectiva multidisciplinar, constroem metodologia de pesquisa, produção e extensão de conhecimentos, de materiais educativo-culturais, gerados por meio de documentação oral, escrita e visual em parceria com instituições e agentes locais para promover interação entre saberes e construção da cidadania, E, assim, contribuem para formulação de políticas de educação e cultura e formação de recursos humanos, com ênfase no centro-oeste amazônico. Nos últimos anos, os estudos tem privilegiado como tema a história do Distrito Federal.

 Em 1998, o NECO amplia-se e torna-se o Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória - NECOIM. Em seus projetos e atividades, o NECOIM toma como eixo a questão da memória, face às incertezas e fragmentação da experiência nas diferentes sociedades no limiar do século XXI.

 O NECOIM desenvolve estudos, cursos de extensão, seminários, palestras, oficinas, disciplinas de modulo livre, atividades de apoio à pós-graduação, encontros voltados para a discussão da memoria e cidadania no Centro-Oeste, a partir de linhas de pesquisa tais como:

  • Memória, cultura e educação
  • Memória e identidades sociais
  • Memória e história ambiental
  • Memória, história oral e imagem
  • Memória e patrimônio histórico-cultural